quinta-feira, 10 de abril de 2014

Vai ter copa.....Mais vai ter Água?

Sistema Cantareira

Nós passamos os últimos meses discutindo se ia ter Copa do Mundo. Os estádios não vão ficar prontos, diziam alguns. Os aeroportos vão explodir, previam outros. Imagine o congestionamento, insistia o seu colega, todo dia, ao te encontrar no café da firma. No começo deste ano, contudo, um tema saído diretamente das redações de vestibular se transformou num problema concreto. Copa em São Paulo? Vai ter. Água? A gente não sabe.
Se você mora em São Paulo, já ouviu que a cidade está enfrentando um problema grave com o abastecimento de água. As 8,1 milhões de pessoas que vivem na zona norte, no centro, em alguns bairros das zonas leste e oeste e em cidades como Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de regiões de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André, dependem diretamente dos rios e das represas do sistema Cantareira para beber água, tomar banho e lavar louça.
O problema é que o sistema Cantareira está secando. A questão não é mais se vai faltar água. A questão é quando vamos entrar em racionamento. Uma reportagem do portal UOL, baseada em um estudo do Gtag (Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão) do Sistema Cantareira, afirma que o risco de colapso é cada vez maior. Segundo a reportagem, “no melhor dos cenários, a água acaba em setembro e, no pior, em julho. No intermediário, o fim das reservas ocorre em agosto. Na última previsão, feita em fevereiro e que contava com precipitações maiores em março, a previsão era, no melhor dos cenários, que a água não acabasse e os reservatórios chegassem a dezembro com 21%. No pior, a água acabaria no fim de agosto e, no intermediário, os reservatórios chegariam a dezembro com 5%”.
Fonte da reportagem:reportagem do portal UOL, baseada em um estudo do Gtag (Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão) do Sistema Cantareira
A Desentupidora Eco Capital incentiva o uso de água com inteligência,veja em nossas notícias:
10 dicas para economizar água veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário